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Análise Sensorial de Cosméticos
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Análise Sensorial de Cosméticos

Sku: 66D241128CB58

Categoria: Cursos Fundamentais

Quantidade Disponivel: 10 un

Sábado

Por R$ 468,00

Valor à vista R$ 444,60

Valor parcelado R$ 156,00

Ver parcelas
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3xdeR$ 156,00 Total: R$ 468,00
Descrição do Produto

O que é esse curso?

Este é um curso livre sobre os conceitos básicos da Análise Sensorial para produtos cosméticos. Abordaremos o histórico da análise sensorial, a definição internacional, os órgãos dos sentidos, as condições básicas para os testes serem realizados, a importância desta análise e o que são os testes sensoriais analíticos e os afetivos.

Por que fazê-lo?

Para poder compreender o conjunto de sensações que um produto pode despertar, desde seu primeiro contato com o consumidor, passando pela experiencia de uso, recompra, o gostar e o desgostar que faz com que alguns produtos tenham sucesso e outros não.

Para ter as noções básicas sobre esta ciência e poder realizar testes de forma adequada.

Onde?

Online (plataforma ZOOM), ao vivo e com acesso à gravação por 3 meses.

Quando?

Na data disponível acima.   

A quem se destina?

Pesquisadores, formuladores da indústria cosmética, da indústria produtora de insumos, aqueles que atuam nas farmácias de manipulação, equipes de vendas e marketing das empresas que desejam compreender os aspectos sensoriais dos produtos cosméticos para melhor posicionar seus insumos e produtos, assim como os estudantes de química, farmácia e engenharia química que estejam interessados em conhecer o básico sobre esta área científica.

Como ele é ministrado?

A carga horária é de 8 horas, através de aulas expositivas e de demonstrações de dois testes sensoriais básicos em produtos para a pele, após este treinamento vc será capaz de realizar estes dois testes. Você receberá a apresentação, Artigos para a leitura e complementação de seus estudos, Formulário de avaliação e Certificado de participação.

Informações do Produto

Neste curso elaborado principalmente para o formulador de cosméticos vamos estudar:

- O histórico da análise sensorial (AS) e como foi sua evolução através do tempo. O uso das ferramentas estatísticas;

- A definição de AS, como é avaliada, o impacto no desenvolvimento de produtos e no posicionamento de cosméticos.

- Os órgãos de sentido, seus receptores e como é a percepção cerebral.

- Cuidados e controles para a execução da AS: ambiente, amostras, equipe de preparação, codificação, apresentação das amostras, registros, cabines, uso de escalas etc.

- O recurso humano necessário para a aplicação dos testes e os voluntários para a avaliação. Quais os tipos de treinamentos necessários? Há testes que não são necessário treinamentos?

- Quem pode e quem não pode ser voluntário de avaliação de produtos cosméticos? Há algum procedimento ou legislação específica?

- Os testes analíticos: seus tipos, características, procedimentos, normas internacionais, como executá-los e como reportar resultado de forma a auxiliar na tomada de decisão?

- Explicaremos detalhadamente e faremos a demonstração de aplicação dois testes analíticos em voluntário:

a) Teste de diferença que é muito útil para avaliarmos se há diferença perceptível entre duas amostras de produtos. Este teste é muito importante para avaliarmos se um protótipo recém-elaborado já está com características sensoriais próximas ao produto de referência (benchmarking) de mercado.

b) Teste de Ordenação que é um teste que nos mostra se entre as amostras há um escalonamento em algum atributo. Por exemplo: Elaboramos um creme hidratante de gostaríamos de saber dentre algumas amostras em desenvolvimento e o produto referência há uma maior ou menor facilidade de espalhar, ou se há uma maior ou menor sensação de hidratação, pegajosidade final etc.

Para estes dois testes acima, todos os participantes serão capazes de realizá-los após o treinamento.

- Os testes afetivos: seus tipos, características, procedimentos, normas internacionais, como executá-los e como reportar resultado de forma a auxiliar na tomada de decisão?